Hard e Soft Skills

Em diferentes situações na vida são exigidos conhecimentos variados a depender do contexto. Sejam conhecimentos de matemática ou biologia, ou, ainda, acerca de comunicação e adaptabilidade. A partir disso, esses conjuntos de habilidades podem ser divididos em dois tipos: Hard Skills e Soft Skills, muitos mencionadas em ambientes profissionais e currículos, por exemplo.

O QUE SÃO E QUAL A DIFERENÇA ENTRE HARD E SOFT SKILLS

Skills, na língua inglesa, se traduz para “habilidades”, com isso, Hard e Soft skills definem os tipos de habilidades que o ser humano pode obter. A primeira engloba competências técnicas, comumente relacionadas às ciências e aos aprendizados obtidos em escolas e faculdades. Essas são, desta forma, características que variam drasticamente com a área de atuação de um trabalhador, ou com o curso de graduação de um estudante, por exemplo.


Por outro lado, as soft skills são competências comportamentais. Isto é, são habilidades que envolvem interpessoalidade em sua maioria e são mais dificilmente ensinadas em instituições e cursos. Características como boa comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas são exemplos comuns quando o assunto é Soft Skills. 


A IMPORTÂNCIA DE CADA TIPO DE HABILIDADE

Ambos os tipos de habilidades adquiridas são de grande relevância para o ser humano. As Hard skills aparecem principalmente na realização de tarefas e ocupação de cargos profissionais, servindo como pré-requisitos de forma a validar a competência para um papel a ser exercido. De forma análoga, as soft skills também são essenciais para diferentes funções, porém, são frequentemente desvalorizadas no momento de investir no desenvolvimento profissional e pessoal.

 

As habilidades interpessoais têm tanta importância como o conhecimento específico que, por sua vez, é mais facilmente mensurado e comprovado e, por isso, acaba sendo o foco de muitos. Em diferentes áreas da vida as Soft skills influenciam de forma direta a relação de uma pessoa com aquelas a sua volta e até mesmo o autoconhecimento, de maneira a afetar o desempenho geral independente do contexto em que se aplica. Por isso, apesar da maior dificuldade para aprender tais competências, é essencial identificar os pontos fortes e fracos na inteligência emocional e social e trabalhar em cima delas o quanto antes.


COMPLEMENTARES OU OPOSTOS?

Temos, assim, que as Hard e soft skills se completam. Ao mesmo tempo que não é possível realizar uma função sem o conhecimento técnico que a mesma exige, atinge-se a maior eficiência do trabalho quando suas habilidades comportamentais estão alinhadas ao seu ambiente de trabalho.

Portanto, deve-se continuar a investir em cursos e formas de aprendizado tradicionais que vão habilitar o indivíduo a obter as capacidades necessárias para exercer as tarefas desejadas, como idiomas e ciências diversas. Contudo, para complementar as mesmas, deve-se, também, desenvolver habilidades que irão facilitar a aplicação deste conhecimento em um ambiente social e complexo, a que se faz necessário adaptar-se e interagir com diferentes pessoas.

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